A magia dentro de nós
Discurso de Sari Nusseibeh ao receber em 28/09/10, junto com Amos Oz, em Berlim, o Prêmio ‘Siegfried Unseld’ . Este artigo, assim como “Uma luta trágica”, foram extraídos dos seus discursos na premiação…
Discurso de Sari Nusseibeh ao receber em 28/09/10, junto com Amos Oz, em Berlim, o Prêmio ‘Siegfried Unseld’ . Este artigo, assim como “Uma luta trágica”, foram extraídos dos seus discursos na premiação…
” O povo palestino e o povo judeu reconhecem o direito histórico de ambos sobre a mesma terra. .As duas partes aceitam um compromisso histórico fundamentado no princípio de dois Estados soberanos e viáveis existindo lado a lado. As duas partes acreditam que através desta iniciativa, podem influenciar seus dirigentes e escrever um novo capítulo na história da região…”
Medo – e não coragem – é o que será preciso na conferênciaa de paz israelense-palestina planejada para o próximo mês em Annapolis sob os auspícios dos Estados Unidos, afirma o líder moderado palestino Sari Nusseibeh. “O que é preciso nos dois lados é de uma sensação de temor. Que as …
O moderado líder palestino discute, às vésperas da eleição israelense que levou Ariel Sharon a seu segundo mandato derrotando o trabalhista Amram Mitzna, o estrago feito à causa palestina pela violência. pacifista israelense.
O manifesto de mais de 200 personalidades palestinas não é apenas mais um apelo. Ao instar pela cessação das operações contra os civis, demonstra ao menos que não se perdeu totalmente a bússola.
… ele convoca aqueles que o esqueceram, que o projeto nacional palestino nasceu do seio de uma sociedade que recusou a morte e não demanda senão VIVER.
Nusseibeh: “…o direito de retorno deve ser exigido para eles para dentro do Estado palestino a ser estabelecido (e não para dentro do território do Estado de Israel), para aqueles que o desejarem, e uma razoável compensação para aqueles que escolherem ficar onde estão…”
Certamente, nenhuma pessoa racional do lado israelense espera que este conflito possa ser resolvido pela remoção do povo palestino da histórica Palestina. Similarmente, nenhuma pessoa sã do lado palestino espera alcançar a desejada paz por meio da remoção do povo judeu desta terra. Ambos os povos existem e, com toda probabilidade, continuarão a existir.