Arquivo
4ªf 20/05 | 17h BR zoom | JERUSALÉM – Cidade Unificada?
Caim e Abel
Pessach de quarentena
Davy Bogomoletz, pensador judeu e winnicottiano – e Amigo do PAZ AGORA
Davy Bogomoletz viu a possibilidade humanista de relação que também inspirou Martin Buber e sua filosofia dialógica do “Eu e Tu”. Através do humanismo judaico de raiz, Davy construiu uma ótica e uma ética. Davy era um winnicottiano militante.
O envolvimento com a dor do outro e a tomada de um partido tem sido uma questão de fundo na psicanálise e fundadora do judaísmo.
Amos Oz z”L – despedida e coletânea de textos
Despedida+Coletânea de artigos e livros em português >
Amós Oz encarnava a “pureza das armas”. A pureza adulta de ter que lutar pela pátria e saber guerrear pela paz.
Pureza de uma israelidade que formou a democracia pela qual lutou na guerra da independência. Luta que precisou retomar contra a aliança entre o nacionalismo chauvinista e os fundamentalistas religiosos.
“Mentch” – um menino e duas mães | sobre livro de Paulo Blank
MENTCH | Novo Livro de Paulo Blank | 2ª feira | SP
Um Candelabro em Petrópolis: relembrando Stefan Zweig
“… seriam necessárias forças excepcionais para um recomeço, e as minhas mãos estão esgotadas pelos anos de errância sem fim. Assim, julgo preferível dar fim, no momento certo e de cabeça erguida, a uma vida para a qual o trabalho intelectual sempre representou a mais genuína alegria, e a liberdade individual, o bem supremo na Terra…
De como não apedrejar uma mulher adúltera
Comentários sobre o livro “Haskalá, O iluminismo Judaico”, por Arnaldo Niskier (Ed Altadena, 191 pgs.) Ao encerrar o seu livro com uma citação de Sérgio Paulo Rouanet, Arnaldo Niskier aponta para uma das intenções de seu trabalho: “neste momento em que o mundo está ameaçado por todos os desvarios da …