Arquivo
Guerra civil na Líbia?
O mundo árabe procura uma nova organização social e política que garanta a seus cidadãos direitos humanos, liberdade e democracia. Mas é impossível ignorar que, após décadas de governos autocráticos, a maioria das populações dessa imensa região do globo encontra-se pauperizada, doente, desempregada, analfabeta e culturalmente atrasada – todos os fatores adversos a uma reconstrução rápida que seja capaz de assegurar o bem estar e a paz para todos.
Fogo e tempestade no mundo árabe
Observadores e analistas políticos discutem sobre o provável papel da Irmandade Muçulmana, maior grupo oposicionista que, apesar de proibido e perseguido pelo regime, ganhou 80 assentos no parlamento nas últimas eleições. A percepção e a consciência de que regimes não democráticos constituem uma anomalia no mundo moderno são muito agudas entre os jovens manifestantes, avessos a um regime militar e ditatorial.
A catástrofe (Naqba em árabe) dos palestinos
Propor a dissolução de Israel – como faz o Hamas – é irrealista. Não se corrige um erro, cometendo uma injustiça;
Para avançar no caminho da paz é necessário que os palestinos deixem de lado o passado doloroso e aceitem a existência de Israel;
Um futuro pacífico nesta região será alcançado com dois Estados,
e não somente um.
Entrevista de Henrique Rattner – o pensador do desenvolvimento
Como homenagem ao grande amigo e apoiador do PAZ AGORA|BR, – publicamos entrevista por ele concedida à Revista Espaço Acadêmico, para a qual escreveu mensalmente, praticamente até as vésperas do seu falecimento em 08|06|2001, textos que sempre nos ensinaram. Um Humanista que deu muito de si e fará uma falta imensa…
O conflito entre israelenses e palestinos – um pesadelo sem fim?
y542 A interminável seqüência de ataques suicidas palestinos, seguidos de retaliações pesadas das forças armadas israelenses confere ao conflito dimensões que ultrapassam a disputa pelo território da antiga “terra prometida”. O número de vítimas inocentes e as perdas causadas pela ocupação recorrente das cidades palestinas acirram ainda mais os ânimos …