Palavras infelizmente proféticas de AMÓS OZ, em 1989.
[ por Amós Oz | dos arquivos de Fania Oz-Salzberger, filha do falecido escritor | traduzido por Moisés Storch para o PAZ AGORA|BR | www.pazagora.org ]
” O governo de Ocupação israelense nos Territórios tornou-se um monstro; e o monstro há muito cruzou a Linha Verde e agora já está tirando todas as máscaras e até se gabando de sua monstruosidade.
” Bandos de bandidos armados saem para perseguir árabes, e às vezes também um judeu que, infelizmente, parece árabe, e judeus que valem uma bala como os árabes, e judeus que parecem judeus que valem uma bala, e amanhã a bala também virá para os judeus que tentam proteger os judeus que se parecem com aqueles que valem uma bala.
” Lembremos: esta seita recebeu as balas, fuzis e metralhadoras do Estado de Israel. de nossas mãos. Porque o Estado de Israel não entendeu que o objetivo final deles não é exterminar os árabes, mas eliminar o Estado de Israel e estabelecer em seu lugar o messiânico e insano Reino de Judá.
” Todos os dias agora ouvimos as vozes confusas do presidente Herzog e do primeiro-ministro Shamir e do ministro da Defesa Rabin e de todos os tipos de cegos, implorando em linguagem suave diante desse culto impuro ‘para não se fazer justiça com as próprias mãos’.
” Mas o que significa ‘tomar a Lei em suas mãos’? O significado chocante desse versículo é que a lei é sadismo, pogromismo, vingança cega e assassinato indiscriminado – mas esse sadismo e esse assassinato devem permanecer como monopólio daqueles que usam o uniforme do Estado.
” E assim estamos nos deteriorando a cada dia de uma situação em que atos flagrantemente ilegais e descaradamente desumanos são praticados quase sem impedimentos – para uma situação em que a própria Lei, e em um ou dois casos – até mesmo a Justiça, estão começando a dar sinais de se desviar para as normas do culto selvagem.
” Se todos vocês não se levantarem – falcões e pombas, religiosos e seculares, rabinos e conselheiros jurídicos – e não chamarem o sadismo de sadismo e pogrom de pogrom – o próprio judaísmo será arrastado para os porões da indignação e bajulação.
” Se todos vocês não se levantarem – você também, Sr. Shamir, você também, Sr. Rabin, você, os rabinos principais e não-chefes – se você não se levantar e impedir os assassinatos – você também não ficará imune às balas dos assassinos e ao destino do falecido Emil Grunzweig.
” Lá no escuro já existe alguém que te vê também como traidor .
[ por Amós Oz | dos arquivos de Fania Oz-Salzberger, filha do falecido escritor | traduzido por Moisés Storch para o PAZ AGORA|BR | www.pazagora.org ]