Rabino reformista americano discursou para 160.000 manifestantes pró-democracia em Tel Aviv

” Os judeus da Diáspora não temos intenção de virar as costas para Israel nesta hora crucial: Vamos lutar pelos valores deste País ao lado de todos vocês”

Na noite deste sábado, o rabino Rick Jacobs, presidente da União para a Reforma do Judaísmo [URJ], dirigiu-se em Tel Aviv a uma multidão de mais de 160.000 pessoas, que se manifestavam contra as reformas judiciais propostas. Falando em hebraico, o rabino Jacobs, representando dois milhões de judeus da América do Norte, disse aos manifestantes que os judeus em toda a Diáspora compartilhavam suas preocupações sobre as mudanças propostas para a democracia de Israel e continuariam a apoiá-los solidariamente.

Rabbi Rick Jacobs Addresses Protest Against Proposed Judicial Reforms in Tel Aviv

On Saturday evening February 25, 2023, Rabbi Rick Jacobs, President of the Union for Reform Judaism, addressed a crowd of over 160,000 people demonstrating against the proposed judicial overhauls in Tel Aviv. Delivering his remarks in Hebrew, Rabbi Jacobs told protestors that Jews across the diaspora shared their concerns about proposed changes to Israel’s democracy and would continue to stand with them in solidarity.

[ fontes: URJ e Haaretz URJ | 26|02|2023 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR | www,pazagora.org ]

” Boa noite e Shavua Tov. Meu nome é Rabino Rick Jacobs. Eeu lidero o Movimento de Reforma na América do Norte, que representa mais de dois milhões de judeus reformistas.

Nós regularmente aparecemos em comícios pró-Israel que ocorrem nos EUA e no Canadá sempre que Israel é ameaçado.

Israel está ameaçado hoje, só que desta vez estamos aqui em Israel, com vocês, para combater as ameaças à democracia de Israel.

   אַתֶּם נִצָּבִים הַיּוֹם כֻּלְּכֶם

A Torá é bastante clara – כֻּלְּכֶם – significa que TODOS nós estamos unidos.

נִצָּבִים
Este não é o momento de se sentar em silêncio e esperar, mas sim é um momento de levantar nossas vozes e permanecermos fortes.

Estou aqui com mais de 250 rabinos reformistas sionistas, que pertencem à maior organização sionista da América do Norte. Todos os dias lutamos contra aqueles que deslegitimam Israel. Todos os dias mantemo-nos firmes em nome da relação especial entre os Estados Unidos e Israel – uma relação baseada em grande medida nos nossos valores comuns de democracia e direitos humanos.

Chaverim/chaverot, seus irmãos da Diáspora se solidarizam com todos vocês esta noite.

Nós amamos este lugar.

Nós amamos as pessoas – Todos vocês!
E estamos aqui por solidariedade e por preocupação, uma preocupação compartilhada pela grande maioria dos judeus da Diáspora.

O Israel que amamos é judeu E democrático.

Não podemos imaginar um Estado judeu que não seja democrático, mas infelizmente há aqueles que o fazem.

Estamos profundamente preocupados com as mudanças propostas para a Democracia de Israel. Com apenas 61 votos, o Knesset pode anular os direitos de milhões de pessoas, como a comunidade LGBTQ, as mulheres, os cidadãos palestinos de Israel e os judeus reformistas e conservadores.

Sabemos bem como pode ser precário viver em minoria. Mas também sabemos que nossos conceitos de direitos iguais para todos, nosso Estado de Direito, nossos tribunais independentes – nossa democracia – são o que nos protege.

Se vocês pensarem sobre a maneira pela qual o Domo de Ferro nos protege dos mísseis, é assim que a Suprema Corte protege os Direitos Humanos. E temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir os alicerces democráticos deste grande país. 

As ameaças à democracia de Israel ameaçam a posição de Israel na comunidade global de nações democráticas. As ameaças à democracia de Israel também ameaçam o bem-estar do povo judeu global, que enfrenta o crescente antissemismo. 

Nós nunca vamos voltar as costas ou nos afastar deste lugar que amamos. Vamos nos inclinar ainda mais e lutar pelos valores deste país, ao lado de todos vocês. 

Em nome do judaísmo, protegeremos a nossa democracia! “

[ fontes: URJ e Haaretz URJ | 26|02|2023 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR | www,pazagora.org ]

Comentários estão fechados.