Gaby Lasky, Advogada pacifista, mexicana de origem judia, que é conhecida por sua luta em favor de Direitos Humanos em Israel, Gaza e Cisjordânia receberá o Prêmio outorgado pela Fundação do Fundo em Memória de ANNA DAHLBÄCK
A Fundação foi criada em 2016 por Kerstin e Lars Dahlbäck para comemorar e continuar o trabalho de Anna Dahlbäck, advogada e ativista na Anistia Internacional, que se dedicou ao Direitos Humanos até seu prematuro falecimento em 2015.
Gaby receberá em Estocolmo a subvenção de 50.000 coroas suecas, por sua luta durante anos pelos valores básicos da democracia e sua ambição em fortalecer os direitos humanos e o estado de direito no conflito entre Israel e os palestinos. De acordo com os regulamentos do fundo, Gaby Lasky demonstrou um forte compromisso e coragem para defender a igualdade e a justiça. É mencionado que Gaby, em múltiplas ocasiões, arrisca sua própria integridade física, assumindo casos controversos. Defende clientes palestinos e israelenses e litiga com grande habilidade jurídica.
Seus esforços por respaldar o movimento de Israel para criar uma sociedade mais pacífica lhe tem rendido assédios e ameaças.
Gaby foi secretária-geral do PAZ AGORA, organização israelense que trabalha pela paz, o compromisso e a reconciliação com o povo palestino.
Entrevista de Gaby Lasky | Prisão de Ofer (inglês)
Em 2012, Lasky recebeu o Prêmio Emil Greenzweig [em memória de um ativista do PAZ AGORA assassinado durante uma passeata pacífica] de Direitos Humanos pela Associação pelos Direitos Civis em Israel. A premiação declara que: “Lasky é um pilar central para ativistas em Israel e nos territórios ocupados, que trabalha incansavelmente para para proteger seus direitos, muitas vezes sem qualquer retribuição… Em sua atividade pública e ações marcantes, Lasky envia uma clara mensagem à sociedade israelense: A luta para garantir direitos humanos e civis em Israel, especialmente para garantir os direitos dos mais fracos e vulneráveis entre nós, continua”.
É também ativista do partido sionista de esquerda Meretz, pelo qual concorre a uma cadeira no Parlamento israelense nas próximas eleições.