Prezados Amigos,
Enquanto as tensões e a violência continuam a atingir novos picos no noticiário, a comunidade internacional levanta a voz em preocupação com a situação e em apoio à Solução de Dois Estados. No mês passado, o presidente dos EUA, Joe Biden, em entrevista à CNN, e o embaixador dos EUA em Israel, Tom Nides, em nosso workshop para jovens israelenses e palestinos, afirmaram seu compromisso com a Solução de Dois Estados, a oposição ao extremismo e o entendimento de que a segurança real só virá através da paz.
À medida que a situação no terreno se deteriora, centenas de participantes israelenses e palestinos recorreram à Iniciativa de Genebra em busca de uma centelha de esperança, otimismo – e uma chance de falar honestamente com o outro lado, em meio à escalada. Nossa programação deste mês viu mais de 400 israelenses e palestinos de todo o espectro político se reunirem para trocar opiniões, humanizar o “inimigo” e construir as bases para um futuro pacífico.
|
Jovens israelenses e palestinos se encontram com embaixador dos EUA em Israel
Como parte de nosso programa ‘PEACE for Youth‘ em parceria com a USAID, mais de 30 jovens israelenses e palestinos se reuniram em Tel Aviv em 22 de junho, para compartilhar suas narrativas e experiências pessoais uns com os outros e discutir maneiras pelas quais os jovens de ambos os lados podem trabalhar juntos para promover a reconciliação e a paz. A reunião contou com a presença de uma delegação da USAID.
A diretora da missão da USAID na Cisjordânia e em Gaza, Amy Tohill-Stull, e o embaixador dos EUA em Israel, Tom Nides, reiteraram o compromisso do governo dos EUA com uma Solução de Dois Estados, , enfatizando que é a única solução que porá fim ao conflito.
|
Webinar com Nas Daily para jovens israelenses e palestinos
Em 14 de junho, quase 300 jovens israelenses e palestinos de Jerusalém, Ramallah, Gaza, Tel Aviv e mais juntaram-se a nós para uma conversa exclusiva sobre a possibilidade de paz com Nuseir Yassin [Nas Daily], um dos principais influenciadores de mídia social do mundo. Para muitos jovens israelenses e palestinos que se juntaram à conversa, esta foi a primeira vez que se encontraram e interagiram com o outro lado. Nuseir respondeu a perguntas desafiadoras sobre sua identidade como árabe-israelense, a política israelense, questões internas dentro da comunidade árabe e as barreiras à paz. Após a reunião, Nuseir tuitou uma das linhas de abertura do Webinar: “Disposto a apostar US$ 100.000 que a paz entre Israel e Palestina acontecerá nos próximos 5 anos”. Assista à conversa completa com Nas Daily aqui.
Abaixo: Nas Daily (Nuseir Yassin) fala com centenas de jovens israelenses e palestinos sobre a possibilidade de paz
|
Aprendendo lições da Irlanda do Norte
Na última atividade do nosso projeto de reconciliação para jovens, 30 jovens israelenses e palestinos se juntaram a nós para uma sessão de perguntas e respostas online com um combatente do IRA que se tornou ativista pela paz, bem como Gary Mason, fundador da Rethinking Conflict, para ouvir em primeira mão sobre o processo de reconciliação do conflito da Irlanda do Norte. Depois de ouvirem as dificuldades pessoais dos oradores convidados em aceitar o acordo e aplicar as lições do processo de paz da Irlanda do Norte ao nosso próprio conflito, os participantes saíram com ideias sobre a importância do compromisso, do trabalho da sociedade civil e de um novo sentimento de esperança de que a paz é possível.
|
Reunião de Diálogo para Mulheres Líderes Israelenses e Palestinas
Em 23 de junho, um grupo de 45 mulheres israelenses e palestinas, incluindo ativistas sociais e políticas, se juntou a nós para uma sessão de diálogo para se encontrar e se envolver com mulheres do outro lado. O grupo ouviu palestrantes israelenses e palestinos excepcionais sobre as narrativas e perspectivas de cada lado e a importância de incluir as mulheres na tomada de decisões e nas negociações políticas. O grupo também realizou animadas mesas redondas sobre suas narrativas pessoais e histórias e maneiras de promover a paz e a reconciliação em suas comunidades. Através dessas conversas difíceis, os participantes saíram com novas perspectivas, além de confiança, empatia e compreensão para o outro lado.
Abaixo: Líderes femininas israelenses e palestinas discutem suas histórias pessoais umas com as outras
|
Seminário de Enriquecimento Político para Ativistas Políticos e Jornalistas
Nos dias 22 e 23 de junho, realizamos um seminário de dois dias para ativistas políticos e sociais, muitos dos quais são líderes do movimento de protesto pró-democracia, e jornalistas. No primeiro dia do seminário, o grupo assistiu a palestras e workshops conduzidos por palestrantes convidados israelenses e palestinos, que compartilharam seus conhecimentos sobre temas como negociações, demografia, Jerusalém e a conexão entre democracia e paz.
O tour por Jerusalém no segundo dia permitiu que o grupo visualizasse como a cidade poderia ser depois que a Solução de Dois Estados fosse implementada e se encontrasse com os moradores palestinos da cidade para entender melhor os desafios que enfrentam diariamente.
Abaixo: Os participantes do seminário aprendem sobre a questão central de Jerusalém em um mirante da cidade
|
Seminário de Jerusalém para Mulheres Palestinas com Cidadania Israelense
Quinze líderes em liderança municipal, educação e sociedade civil da comunidade palestina em Israel se juntaram a nós para um seminário intensivo de enriquecimento de dois dias em Jerusalém e Ramallah, onde se reuniram com especialistas israelenses e palestinos em questões que iam desde soluções políticas para Jerusalém até o impacto da reforma judicial no conflito.
Na próxima etapa do projeto, essas mulheres se reunirão com colegas judeus para debater iniciativas de mudança.
|
Seminário de Reconciliação de Líderes Jovens
Quatorze participantes israelenses e palestinos de destaque do programa de Infraestrutura para Reconciliação das nossas lideranças jovens se reuniram este mês para um seminário intensivo de quatro dias focado em aprender com outros conflitos, entender os eventos atuais das perspectivas de ambos os lados e debater ideias para ativismo e construção da paz. Os participantes vieram de Jenin, Jerusalém, Tamra, Tel Aviv e Nablus.
|
|
|