A DEMOCRACIA DE ISRAEL E A PAZ ESTÃO AMEAÇADAS
JUNTOS, PODEMOS FAZER A DIFERENÇA. JUNTOS, VENCEREMOS !
Uma mensagem do PAZ AGORA
[publicada em 01|01|2023 pelo PAZ AGORA | tradução e apoio dos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA]
Ano Novo: Novas Lutas, Novos Desafios
Com o fim de 2022, queremos refletir sobre o importante trabalho que a PAZ AGORA [SHALOM ACHSHAV] foi capaz de realizar no ano passado e os desafios críticos que enfrentaremos em 2023.
Ao longo deste ano, lutamos ativamente e pressionamos por uma solução política, pois acreditamos que esta é a única maneira de garantir a paz e a justiça para israelenses e palestinos. Temos lutado para acabar com a Ocupação e deter a expansão do projeto de assentamentos. Realizamos inúmeros eventos e ações para aumentar a conscientização sobre a importância de uma solução política para este conflito e para reunir as pessoas num trabalhar na direção desses objetivos comuns. No entanto, sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito, e é por isso que precisamos do seu apoio. Mais do que nunca.
Esta é a hora de se comprometer com a PAZ! DOE AQUI |
Estamos profundamente preocupados com a direção que o governo israelense recém empossado está tomando. A ascensão de ideologias fascistas e radicais dentro do governo representa uma séria ameaça aos valores de justiça e igualdade que nos são caros. Condenamos veementemente essas ideias perigosas e prejudiciais e continuaremos a falar contra elas em todas as oportunidades. Não hesitaremos em nos opor ativamente às políticas e legislação pró-colonos e pró-anexação que este governo tentará promover.
Estamos confiantes de que nosso papel como uma voz de liderança se tornará ainda mais crítico diante desses desafios. Continuaremos a defender a democracia e a igualdade e a trabalhar incansavelmente para trazer um futuro melhor para todos.
Temos certeza de que juntos, e somente juntos, podemos superar esses desafios. À medida que olhamos para o novo ano, estamos empenhados em continuar nos nossos esforços para promover uma Solução de Dois Estados e trabalhar para um futuro mais justo para todos.
Esperamos que você se junte a nós neste importante trabalho, e desejamos-lhe um feliz e pacífico 2023.
Juntos, podemos fazer a diferença, juntos, venceremos.
A Luta pela Democracia Começou
Milhares de manifestantes se reuniram ontem do lado de fora do Knesset, em uma demonstração organizada por grupos Anti-Ocupação e de Direitos Humanos, incluindo o PAZ AGORA, contra o novo governo israelense de extrema-direita, racista e pró-colonos.
O novo governo de Israel é um perigo real para a democracia israelense. Por quaisquer padrões, este será o governo mais linha-dura, ultranacionalista e iliberal que Israel já conheceu. A luta pela democracia já começou e estamos convencidos de que não pode haver democracia com Ocupação.
Participamos ontem da manifestação, com uma mensagem muito clara:
“O que começou e foi aperfeiçoado nos Territórios Ocupados com grande eficiência, agora está se infiltrando em Israel”.
Esta é a hora de se comprometer com a PAZ! DOE AQUI |
“Quando a Ocupação Ocupa Israel”
Nesta terça, 27|12, o PAZ AGORA organizou com o diário HAARETZ uma conferência intitulada “Quando a Ocupação Ocupa Israel: como o novo governo de extrema-direita impactará os dois lados da Linha Verde?”.
Um video do evento por ser visto AQUI https://youtu.be/bQ5_Ra5yvTQ
O evento foi realizado em TEL AVIV, e foi moderado pela vice-editora do Haaretz, Noa Landau e teve entre seus panelistas Shaqued Morag (Diretora Executiva do PAZ AGORA, o advogado Michael Sfard (especialista em Direito Humanitário e Internacional), assessor legal do PAZ AGORA e outras ONGs.
Esawi Frej, ex-ministro da Cooperação Regional, compartilhou pensamentos sobre a importância de construir pontes e promover a cooperação regional. Hagar Shezaf, correspondente do Haaretz na Cisjordânia, compartilhou suas experiências diretas com o conflito e o impacto sobre os palestinos que vivem nos Territórios Ocupados.
Finalmente, o rabino Gilad Kariv, membro do parlamento israelense, forneceu uma perspectiva política dos esforços que estão sendo feitos para se opor ao novo governo.
No geral, a conferência foi uma discussão instigante e informativa, e deixou nos participantes uma renovada sensação de esperança e determinação, algo que definitivamente precisaremos para combater as políticas do novo governo pró-colonos, fascistas e racistas.
Leia a declaração conjunta que divulgamos ontem após a cerimônia de posse do governo.
Apelamos a todos para quem o futuro deste lugar é importante: estejam juntos conosco!
“Neste dia em que o novo governo israelense está sendo empossado, já está claro que a coligação emergente será desastrosa para os Direitos Humanos, desde o rio Jordão até o Mar Mediterrâneo.
Governos israelenses anteriores já haviam endurecido o controle militar sobre milhões de palestinos, prejudicando gravemente seus Direitos Humanos e tornando mais difícil a possibilidade de um futuro justo.
As altas figuras deste novo governo deixaram claro que pretendem exacerbar essa tendência e avançar com medidas perigosas. A Ocupação e o Apartheid nos Territórios Palestinos Ocupados fizeram da supremacia judaica a lei de fato da terra e o novo governo procura adotar isso como sua política oficial.
À medida que a máscara se esvai, continuaremos firmes para proteger os Direitos Humanos da população mais vulnerável da região.
Apelamos a todos, para quem o futuro deste lugar é importante: estejam juntos conosco” .
“Caos”
Em um artigo intitulado “Caos”, publicado na primeira página do Haaretz nesta semana, o escritor israelense David Grossman, veterano ativista do PAZ AGORA tomou uma posição clara contra o novo governo dominado por partidos ultraortodoxos, de extrema-direita nacionalista e pró-colonos.
Leia AQUI a tradução para o português pelos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA
[ publicada em 01|01|2023 pelo PAZ AGORA | tradução e apoio dos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA ]
Para mais informações, contate
Mauricio Lapchik, Diretor de Relações Externas e Desenvolvimento
externalrelations@peacenow.org.il