O Ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, instruiu as forças de segurança a impedir o estabelecimento dos postos avançados ilegais, e as forças estão aparentemente prontas, depois de um esforço público de meses pelo movimento Nachalá em preparação para a ação.
[ por Hagar Shezaf | Haaretz | 19|07|2022 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR www.pazagora.org ]
O movimento de assentamento de Nachalá planeja erguer amanhã três postos avançados não autorizados em toda a Cisjordânia, apesar do aviso do ministro da Defesa Benny Gantz de que as forças de segurança foram instruídas a impedir seu estabelecimento.
O movimento Nachalá, que visa aumentar o assentamento judaico na Cisjordânia, tem divulgado e anunciado a criação dos três postos avançados nos últimos meses, e pediu aos seus seguidores para estarem preparados para uma estadia prolongada nos locais.
Gantz emitiu um comunicado hoje, no qual disse ter conhecimento dos planos para os postos avançados, e que pediu que os envolvidos fossem notificados de que tais edifícações seriam ilegais e que os oficiais de segurança foram instruídos a impedir que os postos avançados sejam estabelecidos.
O exército israelense, a polícia e a polícia de fronteiras disseram que estão preparados para preservar a lei e a ordem e seriam alocados em estradas, em postos de controle e outros locais da Cisjordânia, em áreas abertas e em estradas para impedir a montagem de postos avançados. Funcionários do exército israelense disseram que limitarão o tráfego de veículos e interditarão áreas como zonas militares.
Em uma declaração conjunta, porta-vozes da polícia e do exército disseram que “a criação de postos avançados na Judéia e Samaria [Cisjordânia] sem os procedimentos e aprovações necessários e exigidos por lei são ilegais e proibidos.
- How a Settlement Outpost Is Born
- Settlers Rebuild West Bank Outposts Day After Evacuation by 400-man Security Force
- Illegal Outpost Must Go, Minister Says, as Colleague Promises the Exact Opposite
O Nachalá continuava a se preparar para o esforço de quarta-feira e instruiu seus seguidores a virem equipados com comida e água suficientes para durar até sexta-feira à tarde. Nos últimos meses, a organização realizou conferências e reuniões de salão para recrutar pessoas para implantar os locais avançados no dia designado. Também arrecadou 5 milhões de shekels (US$ 1,4 milhão) para o esforço. O Nachala foi responsável pela criação do posto avançado não autorizado Evyatar no norte da Cisjordânia [com materiais e processos que garantiram extrema rapidez].
Juntamente com outras organizações de esquerda, os partidários do PAZ AGORA, que se opõem ao assentamento de israelenses na Cisjordânia, disseram que tentarão impedir a criação dos novos postos avançados.
“Os dias em que um bando de kahanistas pequeno, violento e messiânico têm mantido Israel como refém, acabaram!”, afirma o PAZ AGORA em um comunicado. “O estabelecimento de novos postos terroristas acompanhados de uma campanha aberta e com o apoio da liderança messiânica de direita é um ataque bem planejado aos interesses de Israel.”
Membros do Knesset do partido de esquerda Meretz pediram a Gantz e ao ministro da Segurança Pública Omer Bar-Lev que parem de “ter medo dos colonos e impeçam este crime pela organização Nachalá”.
COMUNICADO PAZ AGORA
Amanhã, 20 de julho, um grupo muito perigoso de colonos radicais de extrema-direita tentará realizar um ato criminoso contra o povo palestino que vive na Cisjordânia Ocupada. Trata-se de um crime contra os interesses do Estado de Israel, seus cidadãos e o Estado de Direito.
Amanhã, esses colonos radicais fascistas tentarão criar novos postos avançados ilegais que serviriam como fontes para roubar terras e para os terroristas judeus que cometem atos de violência. Os colonos procuram se apropriar ilegalmente de mais terras dos palestinos, e não hesitarão em usar a violência para alcançar esse objetivo.
Amanhã, o PAZ AGORA estará lá.
O PAZ AGORA criou sua própria unidade de desmantelamento. E centenas de voluntários irão a diferentes pontos da Cisjordânia ocupada, a fim de impedi-los de estabelecer novos postos avançados ilegais.
Há uma coisa que podemos prometer sobre amanhã: os bandidos dos postos avançados ilegais serão detidos!