EVACUAR O ASSENTAMENTO ‘Evyatar’ AGORA! UNA-SE A NÓS NA LUTA PELA PAZ | MARCHA 6ª FEIRA 18|02 10h |
[ publicado pelo Movimento PAZ AGORA e Haaretz | traduzido e editado pelos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA ]
O estabelecimento de um novo assentamento ilegal nas profundezas da Cisjordânia é um fardo para a segurança. E uma ameaça às chances de paz. Nesta 6ª feira marcharemos, junto com muitas outras organizações e centenas de ativistas, contra a iminente “legalização” de Evyatar. |
Venha! Encontro no Cruzamento de Tapuach às 9h30 |
Precisa de transporte? – Inscreva-se aqui! |
Haverá ônibus para a manifestação, de todos os cantos do país. |
Você não pode ir? Mande uma doação para o PAZ AGORA > – DOE AQUI! |
Não há justificativa para criar um novo assentamento na Cisjordânia, que seria um fardo para a segurança, um explosivo político e um prêmio para os fora da lei. O punhado de colonos que estabeleceu o outpost ilegal em Evyatar o fez ilegalmente, com o objetivo de arrastar Israel para aprofundar a ocupação e impedir seu fim. E levam um risco diário aos soldados do EDI e a uma séria escalada da violência na região. O governo precisa ter bom senso e acabar com essa loucura. Israel não pode ser arrastado por uma pequena minoria de extrema-direita. |
Amanhã, às 10h, uma ampla coalizão de esquerda e centenas de ativistas irá se manifestar frente ao outpost ilegal de “Evyatar”
“Evyatar” foi criado sem aprovação ou autorização do governo, sobre terras pertencentes aos vilarejos palestinos de Yatma e Beita. Sob pressão de movimentos extremistas de direita, o posto avançado ilegal rapidamente se tornaria mais um assentamento isolado e perigoso nas profundezas da Cisjordânia. A ação é totalmente oposta à posição do EDI e de muitos membros do governo.
Exigimos que o Ministro da Defesa Benny Gantz e o governo de Israel cessem a usurpação de terras e evacue esse outpost ilegal.
Este protesto em “Evyatar”, que segue o evento de 2 semanas atrás em Burin, é parte de uma série de protestos organizados por uma ampla coalizão de organizações, com os objetivos principais de combater a violência dos colonos e impedir a emergência da mais outposts ilegais.
Organizadores: PAZ AGORA [SHALOM ACHSHAV]; Mechazkim; COMBATENTES PELA PAZ; Breaking the Silence; Rabinos pelos Direitos Humanos; Mães Contra Violência; Looking at the Occupation in the Eyes; e outras ONGs e ativistas que não estão dispostos a deixar que os interesses dos cidadãos israelenses sejam ameaçados pelas ilegalidades de um grupo de extremistas de direita.
Presenças confirmadas:
– Yair Golan, vice-ministro da Economia e Indústria, general da reserva;
– Ayman Odeh, deputado da Lista Conjunta;
– Gaby Lasky, deputada do Meretz e advogada de Direitos Humanos.
Centenas devem marchar contra a atitude do governo de “legalizar” assentamentos e violar o princípio de status quo que o condicionou.
Join us at Tapuch Junction, 09:30 AM.
++ sobre Eviatar
HAARETZ | EVACUAR EVIATAR, SEM CONCESSÕES
Os colonos do outpost ilegal Eviatar concordaram em aceitar a oferta para evacuar o local, a eles proposta por representantes do governo. Suas altezas reais, senhores ladrões de terras, que criminosamente tomaram propriedades palestinas e sem um pingo de vergonha erigiram uma comunidade ilegal, dignaram-se a concordar com o “compromisso” formulado pelo novo governo israelense especialmente para eles.
Como em Eviatar, uma série de assentamentos se originaram de um compromisso entre os colonos e o governo, ou com uma instituição militar, com a ‘yeshivá hesder’ (misto de estudos religiosos e serviço militar) que ali se projeta.
Tsahal Diz que Eviatar é Ilegal | 1º Teste de Bennett
Após recusa de Benny Gantz de acatar ordem de Netanyahu para não evacuar o outpost, o Comandante Central do exército rejeitou um apelo dos moradores de Evyatar contra sua expulsão do assentamento da Cisjordânia.
Este será o primeiro grande teste para o novo primeiro-ministro Bennett, que já foi chefe do Conselho dos Assentamentos da Judéia e Samária. Será que ele ficará ao lado da Lei, contra a Ocupação?
Lapid adverte: aprovar outpost ilegal Evyatar abalará relações internacionais de Israel
Autoridades diplomáticas de Israel estimam que a “legalização” do outpost Evyiatar levará a uma escalada nas atividades de deslegitimação contra Israel.
Meretz e Avodá repudiaram a medida, ameaçando romper a coalizão de governo
Evacuar Todos Postos Avançados Ilegais AGORA!
Se o governo de mudança quer manter o caráter do Estado de Israel como judeu e democrático, ele tem uma missão suprema – evacuar todos os postos avançados. AGORA!
“O outpost [Eviatar] será evacuado”, disse Yair Lapid. “Ele é ilegal. Não é questão de direita ou esquerda. É uma ordem do exército e da Administração Civil.”
Outpost Evyatar | Gantz rejeita ordem de Netanyahu
No apagar das luzes do governo de Netanyahu, Gantz ‘descobre’ que tem autoridade para autorizar ou não a construção de assentamentos nos territórios ocupados…
– Gantz a Netanyahu: “Você não tem autoridade quanto a ordens de evacuação”.
O objetivo dos colonos de Evyatar, que já tem 40 edificações, é evitar qualquer contiguidade entre 3 vilarejos palestinos em cujas terras estão construindo.