Combatants for Peace
Naftali Bennett, primeiro ministro transitório de Israel, disse à ONU na semana passada que “os israelenses não acordam de manhã pensando no conflito”. Nós pensamos! Após a horrorosa violência contra a nossa tentativa de trazer um tanque de água potável para a comunidade Hamamade nas colinas ao sul de Hebron, há duas semanas, estamos tentando de novo nesta manhã!
Desta vez, somos acompanhados por nossos amigos do “Breaking the Silence“, “PAZ AGORA“, Standing Together, a “Coalizão do Vale do Jordão”, “All That’s Left: Anti-Occupation Collective” e “Mães Contra a Violência Policial”, assim como de deputados do Knesset e a mídia, com a esperança de que desta vez não haverá violência e que a água possa chegar a quem precisa dela!
9:00 AM : Ativistas estão em ônibus e carros a caminho das colinas ao sul de Hebron, e preparando o campo
Background: Israel não permite à comunidade Hamamade ligar-se à rede de água e lhes permite receber água em tanques apenas às terças, quartas e quintas-feiras.
Serão os membros desta comunidade biônicos, que não precisam de água nos domingos, segundas, quartas e sábados? Essas pessoas não precisa beber nesses dias? Cozinhar? Tomar banho? Limpar suas casas? Dar água a seus animais? Usar o banheiro?
O governo de Israel, em sua divina sabedoria, deve saber a resposta.
. Lembrete. Embora Israel detenha a soberania sobre a Cisjordânia, é obrigado a prover todas as necessidades daqueles que vivem sob seu controle e Ocupação. Existem de fato duas categorias de pessoas vivendo nos Territórios: Aqueles que tem direitos – os judeus israelenses, e aqueles que não têm – os palestinos.
Quando se trata de água, sem a qual não há existência humana, a disparidade entre israelenses e palestinos é flagrante: enquanto todo assentamento judeu novo – seja construído com ou sem permissão – é imediatamente conectado à rede hidráulica de Israel, muitos vilarejos palestinos que existem há dezenas ou até centenas de anos, não são conectados a água corrente.
Essas comunidades são forçadas a comprar água com ágio em tanques, e transportá-las por estradas de terra e em condições sanitárias precárias. Mesmo quando existe uma conexao à rede, o fornecimento de água e muitas vezes limitado.
Exigimos do governo de Israel que ponha um fim ao abuso e à seca forçada aos palestinos.
Unam-se a nós, ajude e compartilhe esta mensagem.
[ publicado por Combatants for Peace | 02|10|2021 | tradução e apoio do PAZ AGORA|BR ]