DECLARAÇÃO CONJUNTA DA COALIZÃO DOIS ESTADOS
Apelo urgente para a comunidade internacional sobre a violência atual entre israelenses e palestinos
Nós, uma coalizão de 25 organizações israelenses e palestinas da sociedade civil, expressamos nossa mais grave preocupação sobre a atual escalada de violência e condenamos fortemente a morte de civis inocentes em ambos os lados.
Nenhuma criança merece ser um dano colateral. Exortamos a comunidade internacional a continuar trabalhando para acabar com este ciclo de sofrimento que já nos custou tanto; a apoiar esforços humanitários na Faixa de Gaza, tanto para reabilitação e reconstrução; e renovar ativamente os compromissos para renovar passos na direção de um processo político genuíno que traga a paz.
Não nos acomodaremos com uma falsa “estabilidade” do status quo. Sem um progresso concreto e realista por um processo político, estes surtos de violência continuarão a nos consumir e só poderão resultar em mais vítimas, traumas e desesperança.
Nós, a Coalizão Dois Estados, reafirmamos nosso compromisso inabalável para a única e realista solução para acabar o conflito, com as fronteiras de 1967 como bases para o emergente Estado Palestino e Jerusalém Oriental como sua capital, vivendo ao lado do Estado de Israel em paz e segurança.
Exortamos sua Instituição/PAÍS a agir agora para ajudar na intermediação de um cessar-fogo imediato e, em seguida, instamos as legítimas lideranças das duas nações a se engajar em sérias conversações para alcançar um acordo negociado para findar todas as hostilidades.
Um cessar-fogo evitará imediatamente a continuada perda de vidas agora, mas apenas a Solução de Dois Estados assegurará um futuro de paz de longo prazo, para todos nós.
19 de maio de 2021
A COALIZÃO DOIS ESTADOS é um grupo de 25 organizações palestinas e israelenses da Sociedade Civil, formadas pela INICIATIVA DE GENEBRA, que se engajaram numa ação coletiva nos 3 últimos anos para avançar a SOLUÇÃO DE DOIS ESTADOS.
Leia AQUI a íntegra da Iniciativa de Genebra em português