Saeb Erekat z’L – a perda de um pacifista palestino insubstituível

Saed Erekat

Dr. Saeb M. Erekat z’L
[ Abu Dis, 28|04|1955 – Jerusalém, 10|11|2020 ]

Os Amigos Brasileiros do PAZ AGORA expressam as mais profundas condolências pelo falecimento do Dr. Saeb Erekat, líder do campo da paz palestino e defensor de primeira hora da Solução de Dois Estados para Dois Povos.

Saeb Erakat, Secretário-Geral da Organização para Libertação da Palestina, era Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual de São Francisco, USA, com Doutorado em Resolução de Conflitos e Estudos Sobre a Paz na Universidade de Bradford, GB.

O Dr. Erekat, falecido aos 65 anos vítima do COVID-19, liderou as equipes de negociação de paz palestinas por mais de três décadas, desde as primeiras conversações da Conferência de Madri (1991) que levaram ao Acordo de Oslo, até a Iniciativa de Genebra e diálogos posteriores.

Como membro da Fatah, a facção mais forte da OLP, Erekat foi um dos mais graduados membros da liderança palestina e o porta-voz internacional da Autoridade Palestina. Ocupou cargos de alto escalão sob a atual presidência de Mahmoud Abbas e anteriormente, sob Yasser Arafat.

Patriota  pragmático, conhecia bem as diferenças existentes entre as sociedades e as narrativas israelense e palestina. Acreditava que nenhum abismo era intransponível.

Visualizava um Estado Palestino democrático que, convivendo em paz com Israel, teria a resiliência necessária para resistir às ameaças extremistas representadas pelo Hamas e o ISIS.

Ele testemunhou o quão próximos ambos os lados estiveram de alcançar um acordo definitivo. Assim como viu a desconfiança e fatores externos levarem os entendimentos ao colapso num minuto. Mas sua disposição para o diálogo com o outro lado jamais vacilou.

A sua memória é um modelo a ser seguido por uma nova geração de palestinos que construirá um Estado Palestino democrático, pacífico e independente.

Nossa simpatia e solidariedade à família Erekat e aos amigos palestinos do campo da paz.


A Iniciativa de Genebra (The Geneva Initiative + Palestinian Peace Coalition) تحالف السلام الفلسطيني expressa seu profundo pesar pela perda do querido companheiro. Saeb gravou há poucas semanas esta mensagem. Um pequeno e valioso testamento.

Saeb Erekat : “Você tem um parceiro para a paz”



COMUNICADO DO PAZ AGORA
SHALOM ACHSHAV

PAZ AGORA

A morte de Saeb Erekat é um dia triste para todos os apoiadores da paz, em Israel e na Autoridade Palestina.

Erekat, o ‘homem da paz’, participou de todo o processo entre Israel e a Autoridade Palestina. Ele lutou para construir uma confiança real entre israelenses e palestinos, até o seu último dia”.

Nós recordaremos sua dedicação à visão de paz e à Solução de Dois Estados. Enquanto pessoas como Erekat estenderem a mão para nós em paz, é nosso dever continuar a trabalhar de volta à mesa de negociações.

Que sua memória seja abençoada.
PAZ AGORA 


“Ele sempre preferiu o caminho do diálogo ao da violência e transformou a visão de Dois Estados em seu projeto de vida. Eu o conheci por muitos anos e às vezes discutimos, mas Erekat nunca abandonou o seu compromisso com a Solução de Dois Estados”,
“Sua vontade é paz!”

[Nitzan Horowitz – presidente do partido Meretz]

“Hoje, choramos a perda de um colega querido e um patriota palestino. Alguém que amou a vida e lutou duramente para assegurar uma vida de liberdade para si e para seu povo”. 
“Pessoalmente, choro a perda de um amigo e colega com quem trabalhei desde os anos ’80 na busca do direito inatacável do nosso povo a uma vida de dignidade, justiça, liberdade e direitos, livre da brutalidade do domínio de Israel e da ocupação militar”.

[Dra. Hanan Ashrawi, veterana negociadora palestina]

“Erekat nunca desistiu de negociações” com Israel”.
[ Nickolay Mladenov, enviado especial da ONU ao Oriente Médio]
“Saeb Erekat e eu tivemos muitas diferenças sobre o processo de paz e como levá-lo ao sucesso. Mas nunca duvidei por um momento de sua sinceridade, seu conhecimento e seu profundo comprometimento com o povo palestino e a paz”.
“Ele foi um negociador lendário, ciente de todos detalhes intrincados da ‘Solução de Dois Estados” e seu incansável defensor. Dedicou sua vida à causa de um Estado da Palestina independente e soberano e é trágico que não viveu para vê-lo se tornar realidades. Mas quando acontecer, ele será lembrado como um dos seus principais arquitetos. Meus pensamentos e condolências estão com sua família. Que descanse em paz”.
[ Tony Blair, ex-primeiro-ministro britânico e ex-enviado do Quarteto do Oriente Médio ]

“Ele era um negociador duro, sem dúvida. Mas existe uma grande diferença entre alguém que não que cegar a um acordo e que teima sobre todas questões e alguém que quer um acordo e pressiona por suas próprias visões”.
[ Yossi Beillin, negociador-chefe israelense nos Acordos de Oslo e na Iniciativa de Genebra ]
“Saeb não conseguirá ver seu povo livre dos grilhões da ocupação, mas gerações de palestinos ainda irão recordá-lo como um dos gigantes que dedicaram a própria vida pela sua independencia”
[ Ayman Odeh, presidente da coalizão de partidos árabes de Israel ]
“Saeb dedicou sua vida ao seu povo. Ele costumava falar: ‘O meu destino é alcançar a paz’. Já doente, ele me mandou uma mensagem: ‘Eu não terminei o que nasci para fazer’.” Minhas mais profundas condolências aos palestinos e à sua família. Ele fará falta”.
[ Ex-Ministra do Exterior Tzipi Livni, que liderou a equipe israelense de negociações com os palestinos durante a presidência de Obama ]
Erekat com Shimon Peres

Erekat com Shimon Peres

Comentários estão fechados.