Você lembra daquela parábola chassídica sobre o rabino e o bode?
Um judeu procura seu rabino para uma orientação, queixando-se das condições insuportáveis na sua casa pequena e apertada. As crianças indisciplinadas brigam. Sua esposa é bagunçada. Tudo é abafado e sombrio.
O rabino diz ao homem para comprar um bode e guardá-lo dentro da casa. O animal é barulhento e fedido. Come tudo. Rabino, socorro!
O rabino coça a barba e diz: bem, vá em frente e venda o bode.
Na semana seguinte, o homem retorna contente. “Obrigado, rabi. Me livrei do bode e a vida está uma maravilha! A casa está espaçosa, as crianças estão calmas, e até cheiram bem.
Eu não sei se Benjamin Netanyahu e Donald Trump pretenderam usar a idéia da anexação de jure da Cisjordânia para distrair o mundo da anexação de facto, através da construção de assentamentos. O que sei é que muitos foram distraídos pelo ‘bode da anexação’, tanto em Israel quanto no mundo.
Não nós. Não o PAZ AGORA.
Embora estejamos obviamente preocupados com a possibilidade de uma anexação formal, nossa missão nas últimas quatro décadas vem sendo o combate à anexação informal, continuada, de facto, da Cisjordânia. Dia após dia, testemunhamos o que ela faz aos palestinos, à democracia de Israel e às perspectivas de que alcancemos um acordo de paz com os nossos vizinhos. Nós sabemos o quanto a Ocupação fede.
O SHALOM ACHSHAV é a organização líder na documentação da construção de assentamentos na Cisjordânia. E no seu combate.
Nós protestamos contra o nosso governo por seus projetos destrutivos de assentamentos e suas práticas de Ocupação. Nós levamos o governo e os colonos à Justiça, muitas vezes junto a proprietários palestinos cujas terras foram roubadas. Muitas vezes vencemos. Nossos dados meticulosamente documentados sobre assentamentos são fontes de informação buscadas por diplomatas, jornalistas, políticos e acadêmicos.
A ameaça de uma anexação formal, unilateral de jure pode estar fora da mesa por enquanto. Mas a anexação através de assentamentos pelo governo de Israel não para. Na verdade ela está sendo acelerada, quando o governo Netanyahu planeja grandes projetos de assentamento em duas áreas em torno da Jerusalém Oriental. Caso se materializem, esses assentamentos irão impedir a contiguidade de um futuro Estado Palestino.
Nós. do PAZ AGORA, estamos redobrando nossos esforços para frustrar esses planos e não permitir que Netanyahu e seus aliados colonos bloqueiem o caminho para a futura paz entre israelenses e palestinos.
[ por Shaqued Morag, diretora do PAZ AGORA | publicado pela