Amos Oz não só votava no Meretz – מרצ.
Foi membro do partido e não hesitava em se entregar em corpo e palavras, sua melhor arma, para impulsionar, com um sentido muito direto e concreto, o apoio ao Meretz.
Teremos o grande privilégio de falar sobre ele, como escritor e como ser político,
HOJE Domingo, 26|07 às 18h, com Paulo Geiger e Saul Kirschbaum.
E teremos a enorme honra de assistir a uma emocionante mensagem de Fania Oz-Salzberger, sua filha, historiadora e escritora.
Hoje, Amos Oz, considerado unanimemente como um dos maiores escritores israelenses e judeus de todos os tempos, apoiaria o voto das judias e judeus do Brasil no Meretz Brasil rumo ao 38º Congresso Sionista.
Esse era Amos Oz, o ser humano que carregava o nome do profeta da Justiça Social, e que nunca teve medo de expressar suas idéias políticas, em paralelo à sua carreira literária.
Esse era o escritor que, durante 42 anos, toda sexta feira às 17h, telefonava a Shimon Peres para conversar de política, esperança, afetos e coisas mundanas. O papel de Oz no campo da esquerda sionista foi definido assim pelo próprio Peres: “Num mundo sem rabinos, ele foi o farol do nosso campo.”
Esse foi um dos propulsores do movimento שלום עכשיו (SHALOM ACHSHAV | PAZ AGORA), do qual foi porta-voz ao longo de muitos anos e ativista até o fim de seus dias.
Esse foi o parceiro e amigo de Shulamit Aloni no início dos anos ’90 da fundação do Partido Meretz.
Esse foi um dos grandes apoiadores dos Acordos de Oslo.
Esse foi um dos redatores e arquitetos da Iniciativa de Genebra.
Esse é hoje seu Legado e sua chamada à ação realizadora do Sionismo Humanista.
VOTE CHAPA MERETZ: A Alternativa Sionista Progressista
Rumo ao 38º Congresso Sionista!
++ AMÓS OZ : clique, LEIA E ASSISTA