Dez organizações judaicas dos EUA enviaram carta para Gantz e Ashkenazi se opondo à Anexação
15|06|2020
Dez organizações judaicas americanas, membras da Progressive Israel Network, escreveram a seguinte carta para o primeiro-ministro Benny Gantz e o Ministro do Exterior Gabi Ashkenazi, opondo-se à Anexação.
Como líderes de organizações judaicas americanas comprometidas tanto com a segurança do Estado de Israel como com a garantia de seu futuro como democracia, nós os instamos para considerar os custos de quaisquer anexações unilaterais na Cisjordânia e a fazerem tudo que puderem como ministros deste governo para impedi-las.
O Artigo 29 do acordo de coalizão que vocês assinaram com o Likud, chefiado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, estabelece 1ª de julho como data de início para a discussão de uma proposta de anexação pelo governo ou Knesset. Nós acreditamos que a anexação unilateral apresenta riscos graves para o futuro de Israel como democracia e para sua segurança na região.
Anexação, em qualquer escopo, é a violação de um princípio básico da lei internacional, o qual proíbe a aquisição de territórios pelo uso da força. Cometer um ato reconhecidamente ilegal sob a lei internacional pode acarretar penalidades por outros Estados membros da ONU e por organismos internacionais.
Ademais, anexação unilateral não é apenas uma violação da lei internacional, mas dos próprios compromissos assumidos em tratados de paz. Ela põe em risco relacionamento vitais para Israel com países aliados e a estabilidade da Autoridade Palestina, que tem sido um elemento decisivo para a segurança de Israel. O Rei Abdullah II da Jordânia advertiu para um “conflito massivo”, se Israel prosseguir na trilha da anexação. Acreditamos que vocês estão cientes das advertências das próprias comunidades militar e de inteligência, que alertaram sobre as possíveis consequências: a anexação apresenta principalmente riscos, sem qualquer benefício estratégico para Israel.
Significativamente, formalizar o controle de Israel sobre territórios ocupados através de anexação unilateral, impede as esperanças pela paz e apresenta uma ameaça terminal para o caráter democrático de Israel.
Uma situação na qual Israel mantenha controle permanente da Cisjordânia, ao mesmo tempo negando amplos e igualitários direitos de cidadania a palestinos, tem paralelos modernos perturbadores. De fato, anexação significa ativar um sistema formal, institucionalizado, de discriminação entre duas populações étnico-nacionais, ambas vivendo no mesmo território, cada uma governada por um conjunto separado de leis.
Estamos preocupados com que isto leve a mais violações de direitos a propriedade, igualdade e dignidade dos palestinos vivendo na Cisjordânia, engendre um sistema de discriminação entre cidadãos israelenses e sujeitos palestinos, como a Suprema Corte de Israel encontrou na sua mais recente sentença sobre a “Lei de Regularização”.
A anexação certamente não trará Israel para a paz. Ao contrário, levará o país para um caminho de conflito sem fim e ocupação permanente.
Finalmente, esta decisão grave de abandonar as aspirações democráticas do Estado de Israel corre contra os valores democráticos comuns e o compromisso pela busca da paz que desde sempre formaram o coração do relacionamento EUA-Israel. De fato, a porta-voz da Câmara, Nancy Pelosi, advertiu que esta atitude é contrária aos interesses de longo-prazo e às prováveis políticas futuras dos Estados Unidos.
A vasta maioria dos judeus americanos apoia uma solução de Dois Estados para o conflito israelense-palestino. Nossas organizações representam esta maioria. Chegar a um fim do conflito israelense-palestino e à ocupação, através de um acordo negociado para Dois Estados é o único caminho viável para assegurar o futuro de Israel como democracia e como Lar Nacional para o povo judeu.
Para o bem da democracia do Estado Israel, seu posicionamento global e suas relações com os Estados Unidos e com a comunidade judaico-americana, os instamos a fazer tudo que puderem como ministros deste governo, para evitar anexações.
Sinceramente,
Ameinu
Americans for PEACE NOW
J Street
The New Israel Fund
T’ruah
Hashomer Hatzair World Movement
Partners for Progressive Israel
Jewish Labor Committee
Habonim Dror North America
Reconstructing Judaism
APELO CONTRA A ANEXAÇÃO DA CISJORDÂNIA