Apelo à Comunidade Internacional

Sociedades Civis Palestina e Israelense valorizam diálogo e coexistência

Membros israelenses e palestinos da Coalizão Dois-Estados, da Iniciativa de Genebra (IG) enviaram uma carta aberta para a ONU, União Européia e vários ministros do exterior apelando a eles para impedir a a anexação da Cisjordânia por Israel, e trazer as partes para a mesa de negociações.

“O mundo precisa agir agora, antes que seja tarde demais”, diz Gadi Baltiansky, diretor do núcleo israelense da IG.  “Elementos extremistas nos governos dos Estados Unidos e Israel abrirão uma janela de anexação nos próximos meses, o que representa uma ameaça real à possibilidade de chegar a uma solução política com base em Dois Estados”, acrescentou.

Nidal Foqaha, diretor palestino da IG,  disse que o documento objetiva amplificar as vozes dos povos palestino e israelense que rejeitam a anexação e demandam uma solução de Dois-Estados; “Advertimos fortemente  contra qualquer movimento na direção da anexação unilateral de partes da Cisjordânia, inluindo o Vale do Jordão e (o território) E1”, disse.

Leia, a seguir nossa tradução para a íntegra do artigo, como publicado originalmente no jornal palestino Al-Quds [ https://bit.ly/2REjJHf ].

Leia também a declaração do coordenador especial da ONU, Nickolay Mladenov, sobre o impacto soio-econômico do COVID-19 no território palestino ocupado,

http://www.pazagora.org/wp-content/uploads/2020/04/Assentamento-na-Cisjordânia-Ocupada

Assentamento na Cisjordânia Ocupada

 

Leia, a seguir nossa tradução para a íntegra do artigo, como publicado originalmente no jornal palestino Al-Quds [ https://bit.ly/2REjJHf ].

Declaração da Coalizão de Dois Estados

Nós, um grupo de organizações da sociedade civil* de Israel e da Palestina, reafirmamos o nosso comprometimento firme e constante para com a solução de Dois Estados como a única solução viável e realista para o conflito entre os nossos povos. Enquanto nós prontamente ficamos a par de que a proposta estadunidense traz a discussão sobre a solução de Dois Estados de volta à vanguarda do debate público, nós acreditamos firmemente que a Anexação unilateral de quaisquer partes da Cisjordânia por Israel vai sabotar o Processo de Paz no Oriente Médio, e pode infelizmente também abrir portas para a violência em uma região já turbulenta.

Enquanto o mundo inteiro está focado em combater a COVID-19, especialistas de Israel e dos Estados Unidos continuam engajados no trabalho de mapeamento para delinear áreas da Cisjordânia a serem anexadas nos próximos meses. Tais mapas são tão somente baseados na recente Proposta dos Estados Unidos, que abandona as linhas de 1967 como base para as fronteiras entre Israel e o Estado palestino emergente.

Alertamos fortemente contra qualquer movimento rumo à Anexação unilateral de partes da Cisjordânia, inclusive no Vale do Jordão e na área E1. Tal movimento vai contra os princípios básicos do PPOM, e ameaça seriamente a realização futura de uma solução de dois Estados. Instamos que o seu estimado escritório/país aja para impedir tal movimento, e que estimule as duas partes a se engajar em discussões sérias para alcançar uma decisão negociada para o conflito israelo-palestino, ao invés do avanço rumo a medidas unilaterais e perigosas.

Clique aqui (https://geneva-accord.org/two-state-coalition/) para ler mais sobre a Coalizão de Dois Estados.

[ fonte: https://geneva-accord.org/…/22-palestinian-and-israeli…/ – | traduzido por Cláudio de Albuquerque e Moisés Storch para o PAZ AGORA|BR www.pazagora.org ]

SIM A UM ACORDO !

SIM A UM ACORDO !

> Conheça o Acordo de Genebra na íntegra em português em

https://geneva-accord.org/wp-content/uploads/2019/06/Portuguese.pdf

> Mapas e fronteiras permanentes negociados no Acordohttps://geneva-accord.org/geneva-maps/

Comentários estão fechados.