Discurso de David Grossman na Convenção do Partido Meretz (31|07|19)
חתן פרס ישראל דוד גרוסמן בועידת מרצ
שמחים לשתף את נאומו המלא של חתן פרס ישראל דוד גרוסמן בועידת מרצ. היה לנו כבוד גדול לארח אותו
Posted by Meretz מרצ on Wednesday, July 31, 2019
As eleições que terão lugar em setembro possivelmente serão a última oportunidade que temos para salvar os valores democráticos em Israel. É a oportunidade para lutar pela igualdade, contra o racismo e a intolerância. Contra a ocupação. Se a coalizão atual for reeleita por outros quatro anos, o nacionalismo, o fundamentalismo e o apartheid serão impossíveis de se vencer. O estado atual, ou seja, a indolência, a indiferença, o medo e a desesperança geram, naturalmente, mais ultranacionalismo e extremismo. Estes se converteriam em um círculo vicioso e, mais que isto, em um círculo de sangue.
Queridos companheiros, vocês sabem que não sou membro do Meretz, se bem que este partido é meu lugar político. Durante muitos anos tive a sensação que este partido, talvez por seu tamanho ou por ser tão seletivo e excludente em suas posições, não crescia nem conseguia influir sobre a realidade.
Agora, com a aliança de Ehud Barak e Stav Shaffir (uma ex-dirigente do Avodá muito carismática que surgiu há alguns anos no marco de lutas sociais de jovens contra a carestia da vida e pela justiça social) é a primeira vez, após muitos anos, que tenho a impressão que se abre uma época nova, que esta é uma oportunidade especial.
Barak é uma das personalidades que melhor expressou a oposição a este governo. Em muitos casos, suas idéias quase coincidem com as do Meretz. Digo quase, porque ele não menciona o problema da ocupação e a causa da mesma. Ainda assim, é o opositor mais agudo de Netanyahu.
É ele que mais tem denunciado a corrupção, o cheiro de podre que Netanyahu gera neste país, o permanente ataque às instituições que supervisionam o cumprimento da legalidade neste país. Claro que tem muitos defeitos. Como Ministro da Defesa, desperdiçou a oportunidade de fazer a paz em Camp David, chegou a participar do gabinete de Netanyahu.
Mas por estes motivos temos que descartá-lo? De modo algum. Repito, de modo algum!
Por outro lado, nos últimos dias ele tomou uma postura muito modesta. Aceitou se posicionar no 10º posto da lista eleitoral. É provável que queira se aproveitar do partido, mas o Meretz também se beneficia de Barak. Às vezes os casamentos por conveniência são mais exitosos que os casamentos por amor.
A política atual está conformada por grandes blocos políticos. Os partidos principistas, incapazes de tecer alianças e se flexibilizar, estão condenados ao fracasso.
Se o Meretz não encontrar aliados bons e imperfeitos … não existem os perfeitos, não tem possibilidade alguma, E nós queremos um Meretz que tenha impacto neste país, que consiga mudar as coisas. Árabes e judeus.
Queremos um idealismo realizador. Um partido que desperte o entusiasmo!
[ fonte: Meretz – 31|07|2019 – traduzido e editado pelo PAZ AGORA|BR