Mais um ATENTADO contra a DEMOCRACIA em ISRAEL
Rádio All for Peace [‘Todos pela Paz’]
forçada a interromper suas transmissões
Nesta 5ª feira, 17/11, Mossi Raz, co-diretor da Rádio All For Peace, foi convocado para uma reunião na Polícia. Foi interrogado sob custódia por três horas, sob a acusação de operar uma rádio ilegal.
Mossi Raz só foi liberado após assinar uma declaração de que “irá parar as transmissões dirigidas a moradores de Israel”. Foi então forçado a fazer um telefonema onde ordenou a suspensão das transmissões da emissora.
A Polícia deixou claro a Raz que, caso ele não cumprisse a exigência de assinar e fazer o telefonema, seria levado a um Juiz, seria preso e a Polícia iria invadir os escritórios da emissora. Mossi Raz teve que atender às exigências dos investigadores policiais.
Desde 5ª feira, 17/11, as transmissões em hebraico da radio 107.2 FM estão interrompidas.
A All For Peace transmite a partir de equipamentos instalados em Ramallah, onde a associação The Jerusalem Times – Biladi , registradas na Autoridade Palestina, tem desde 2004 licença do Ministério Palestino de Comunicações para operar na frequência FM 107.2 em hebraico e na FM 87.8 em árabe. É desnecessário dizer que a lei israelense não se aplica em Ramallah.
A Rádio All for Peace opera de estúdios no bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental, próximo ao QG da Polícia israelense. Seus programas de radio são gravados e também transmitidos pela Internet (http://allforpeace.org/eng)
Por sete anos de operação, os executivos da Rádio reuniram-se várias vezes com autoridades do Ministério de Comunicações de Israel e outros órgãos de governo. Em nenhum desses contatos foi aventada a cessação das emissões de radio, ou houve alguma advertência sobre a existência da All for Peace ou de suas emissões.
Em 4/11 (data simbólica: 16º aniversário do assassinato de Yitzhak Rabin), a Rádio recebeu notificação do Ministério de Comunicações exigindo a parada imediata de todas as transmissões por sua ilegalidade. Seus executivos responderam lamentando pela determinação de fatos através de uma carta, assim como a exigência de cessar imediatamente as transmissões.
O gabinete do Ministério de Comunicações recebeu a resposta na 4ª feira, 17/11. No dia seguinte, Mossi Raz foi convocado, sob custódia, para um interrogatório e as transmissões foram forçadas a parar.
A Rádio All for Peace é comprometida com o fim da Ocupação, a promoção de Liberdade, Democracia, Igualdade e Paz. Promove uma solução de dois Estados e tem uma plataforma pelos grupos excluídos da sociedade e pela liberdade de expressão e democracia em ambas as nações.
A programação da All for Peace discute questões econômicas e sociais, discurso politico, promoção de direitos humanos e civis, análises críticas sociais e políticas, além de música e cultura.
A maior parte dos editors, redatores e locutores trabalham voluntariamente pela crença na liderdade de expressão, na liberdade de discurso e na liberdade de pensamento.
Chama a atenção que, nestes dias, enquanto o Parlamento israelense é tomado por uma onda de legislações anti-democráticas, as autoridades achem necessário interromper as transmissões da única estação de radio que permite abertamente discussões e declarações que apóiam a Democracia.
A All for Peace está recorrendo à Suprema Corte de Justiça de Israel.
A Rádio All for Peace ainda continua acessível via Internet, com programação em árabe, hebraico e inglês em
A Rádio All for Peace é mantida por uma ONG israelense-palestina fundada em 2004 por pessoas que desejavam criar uma mídia com papel positivo na solução do conflito.
Transmite na FM 107.2 FM, FM 87.8 e Podcast, com audiência superior 33.000 ouvintes. É uma estação mutilíngue que alcança boa parte de Israel e da Autoridade Palestina, incluindo Tel Aviv, Jerusalém, Belém, Beit Jallah, Ramallah, Tulkarem, Qalqilya, Jenin, Hebron e partes do Negev. Seus programas incluem talk shows, entrevistas, música e programas semanais de organizações da sociedade civil. Organizações filantrópicas e doadores privados sustentam a estação.
Um estação de rádio Palestina-Israelense
A idéia de uma rádio conjunta israelense-palestina é única e inovadora, através da qual se pode reunir a vasta experiência acumulada de organizações israelenses e palestinas através da mídia eletrônica para alcançar uma nova audiência, nunca antes exposta à mensagem da paz, levando-lhes a nossa mensagem.
A organização palestina Biladi e a organização israelense The Jewish-Arab Centre for Peace (do Centro Givat Haviva de Educação para a Paz, premiado pela UNESCO), que já eram parceiros na revista juvenil Crossing Borders e mantém um longo relacionamento de trabalho construtivo e igualitário, decidiram criar em conjunto uma estação de rádio com transmissões em hebraico, árabe e inglês (mais recentemente também em russo). A emissora é dirigida a uma audiencia ampla nos dois povos, à qual oferece mensagens de paz, liberdade, democracia, cooperação, entendimento mútuo, coexistência e esperança.
Objetivos do Projeto
- Expor os vários aspectos de cada lado ao outro
- Expor entrevistados, artistas e tópicos de cada lado ao outro
- Ênfase nas diferenças e similaridades
- Quebrar estereótipos existentes nos dois lados
- Discussão de interesses comuns, como saúde, meio-ambiente, cultura, transporte, economia, etc.
- Expor e reporter iniciativas e projetos conjuntos e idéias alternativas para concluir o conflito
- Oferecer esperança aos ouvintes
- Preparar os ouvintes para a vida pós-conflito
Qual o Papel da All for Peace?
Um aspecto central do conflito entre os povos israelense e palestino é a distância e separação entre eles. O bom senso dita que, quanto mais se conhecer o outro, menos haverá ódio, raiva e medo.
Uma grande parte de cada uma das duas populações nada sabe sobre o outro lado, exceto pelo que eles aprendem da mídia local, que nem sempre pinta um retrato verdadeiro do outro lado.
Na verdade, a grande mídia geralmente enfatiza apenas os aspectos negativos. Mostrar o verdadeiro rosto de cada lado ajudará a vencer os obstáculos que foram construídos em anos de conflito e ajudará a abrir os corações para os dias melhores que virão.
Mesmo que hoje, no auge do conflito entre os dois povos, pareça que a realidade atual nunca mudará, não podemos esquecer a possibilidade de outra alternative – mais otimista, que vê a possibilidade de o conflito terminar.
Assim, é mais adequado preparar ambos os povos para o “dia seguinte” ao conflito e decidir quais questões serão as mais relevantes depois que as principais tenham sido equacionadas.
A autêntica paz só pode ser alcançada e baseada numa forte ligação entre israelenses e palestinos a nível individual – e não apenas por um relacionamento de convenência entre governos.
Mossi Raz é co-diretor da Rádio All for Peace
Nascido em 1965 em Jerusalém, Mossi Raz foi secretário-geral do PAZ AGORA e co-presidente da Coalizão Israelense-Palestina pela Paz.
Economista, como ex-deputado pelo Meretz, foi membro do Comitê de Finanças. Trabalhou como co-diretor do Givat Haviva, quando participou da articulação da All for Peace. Também atua na Haim Vesvivá [Vida & Ambiente], organização que reúne várias ONGs ambientais e da sociedade civil em Israel.
A Rádio All for Peace ainda continua acessível via Internet, com programação em árabe, hebraico e inglês em
NÃO FIQUE MUDO!
PROTESTE AGORA CONTRA
[ publicado pela www.allforpeace.org em 19/11/2011 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]