O ministro do Exterior sueco, Carl Bildt disse hoje ao ex-ministro Yossi Beilin que o presidente sírio Bashar Assad reconhece Israel e está disposto a tentar influenciar o Hamas nesta direção
Durante reunião em Estocolmo, Bildt citou Assad como dizendo que a Síria “reconhece oficialmente Israel, e este recohecimento é parte das negociações entre os dois países”.
Conforme o ministro sueco, o líder sírio disse que pretende convencer o Hamas a segui-lo. Assad também teria dito que acredita que o fato de a liderança política do Hamas estar baseada em Damasco irá ajudar.
Segundo Bildt, Assad reiterou o seu desejo de retomar negociações de paz com Israel sob mediação turca. Bildt ainda reiterou a Beilin que Assad parece sincero em sua intenção de chegar a um acordo.
Os americanos renovaram recentemente seus esforços para incluir a Síria no processo de paz. Como parte desses esforços, o enviado dos E.U. para o Oriente Médio, George Mitchell visitou Damasco há poucas semanas.
Washington está interessado em afastar a Síria do Irã, por temerque Damasco possa ficar como parte do assim chamado “eixo do mal”, com efeitos negativos no Iraque quando os americanos de lá se retirarem.
[ publicado no Ynet e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]