Os embaixadores de Israel e da Autoridade Palestina visitaram juntos neste domingo o campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, numa manifestação de conciliação de importância histórica.
O embaixador israelense David Peleg disse que passou duas horas com seu colega palestino, Khaled Ghazal, visitando as câmaras de gás, crematórios e barracos dos antigos campos nazistas ao sul da Polônia.
Ghazal, que promoveu a visita, disse que a via como uma maneira de expressar sua simpatia com o sofrimento do povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial, e que esperava que tais atos de reverência pudessem ajudar a construir melhores laços entre seu povo e os israelenses.
“Quis expressar minha profunda solidariedade com as vítimas do fascismo e dos crimes contra o povo judeu e a Humanidade como um todo”, disse o diplomata palestino. “Acho que a lição aprendida deste episódio deve nos motivar a trabalhar pela criação da paz no Oriente Médio”.
O embaixador israelense declarou ter apreciado o interesse do colega palestino e que espera que a visita seja uma modesta contribuição para uma melhor atmosfera entre os dois povos.
Mais de um milhão de pessoas, na grande maioria judeus, foram assassinadas durante a 2ª Guerra Mundial em Auschwitz pelo regime nazista.
[ com informações do Haaretz – Associated Press traduzidas para o PAZ AGORA|BR ]