Israel e a Autoridade Palestina cooperarão para fomentar o turismo na região, disseram na 4ª feira seus titulares de turismo, numa campanha para fomentar a peregrinação cristã à Terra Santa durante a temporada natalina.
No primeiro encontro, desde 2000, entre ministros de turismo israelense e palestino, o titular da pasta israelense Gideon Ezra e Mitri Abu Aitah, sua contraparte palestina, disseram que pensam facilitar o acesso dos peregrinos cristãos de se deslocam entre Jerusalém e Belém, simplificando os controles de segurança.
Até há pouco, os festejos de Natal na Terra Santa atraíam dezenas de milhares de turistas, mas, com o ciclo de ataques terroristas palestinos e represálias israelenses iniciado em setembro de 2000, poucos peregrinos se têm aventurado por estas terras.
“Dizemos a todo o mundo que podem chegar com mais liberdade à Terra Santa”, afirmou Abu Aitah. Ezra disse esperar que os novos procedimentos aumentem o número de visitantes à área: “Creio que este encontro entre nós fará que muitas pessoas venham visitar a Terra Santa”.
[ fonte: OSM – www.wzo.org.il/es – 28/11/04 – traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]