y182c
O propósito deste relatório é o de apresentar o processo de construção do questionário de avaliação, que foi elaborado pelos membros do Centro de Pesquisas em Educação pela Paz (Center for Research on Peace Education – CERPE) de Givat Haviva.
O objetivo do projeto foi elaborar um questionário de avaliação pelos alunos do projeto “Encontro Face a face – Jovens Judeus e Árabes,” o qual integrará o critério completo para avaliação da eficácia do seminário. Outro propósito foi obter resultados preliminares relativos às opiniões das crianças no seminário quando lá estiverem.
O presente projeto foi realizado durante os meses de agosto e maio de 2001, e incluiu as seguintes etapas :
1. Coleta de informações gerais do seminário:
O primeiro estágio de construção do questionário incluiu encontros com representantes de Givat Haviva para obtenção dos detalhes gerais sobre o seminário: objetivos, duração, características dos participantes, tópicos incluídos, descrição dos elementos constantes nele e outros. Além disso foi feita uma observação sobre um dos seminários a fim de receber uma impressão geral da natureza do seminário e da experiência a que os alunos seriam submetidos.
Depois desta observação, um número de entrevistas teve inicio com alunos que participaram nos seminários, onde foram perguntadas questões do tipo: Qual era sua expectativa com relação ao seminário? Como você se sente agora? Postura para com os promotores e outras.
Um típico seminário “Encontro Face a Face – Jovens Judeus e Árabes” durou 3 dias. Em cada dia, um grupo de 10 jovens judeus e 10 jovens árabes, de ambos os sexos (idades de 15 a 17) participou,.
As partes do workshop são geralmente as mesmas, apesar de que neste ano, devido à situação e aos acontecimentos, alguns workshops foram alterados e adaptados, de forma a permitir um encontro tão frutífero quanto possível.
2. Coletando informações dos jovens:
A. Etapa de Desenvolvimento – Este estágio incluiu recolher material escrito de jovens que participaram de seminários em anos anteriores, e de jovens que participaram de seminários durante o período de elaboração do questionário.
Questionário de Conhecimento – Um questionário contendo 13 perguntas abertas, relativas às expectativas do seminário, avaliação de conteúdo, dos promotores e outras, foi utilizado em Givat Haviva no passado. O questionário foi distribuído para as crianças que participaram em seminários, durante o tempo de elaboração do questionário.
Cartas de Jovens – Em seminários anteriores de Givat Haviva, foi solicitado aos jovens, ao final, que escrevessem uma carta para os membros do outro grupo. Estas cartas foram reunidas em um livreto e foram utilizadas como uma fonte adicional de informações para a construção do questionário.
Após reunida a informação escrita, foi feita uma análise do questionário identificando-se frases significativas das respostas dos jovens ao questionário de conhecimento e das cartas que haviam sido escritas ao final do seminário. Os questionários dos árabes foram analisados depois de traduzidos ao hebraico. A idéia neste estágio era de coletar o máximo de expressões possíveis, a fim de cobrir o máximo possível das atitudes e das impressões do seminário do ponto de vista dos próprios participantes dele.
Como resultado desta etapa, cerca de 100 frases-chave foram coletadas, as quais apareceram nos questionários e nas cartas, e cobriram o máximo de pessoas e atitudes para o seminário.
B. Estágio de Compilação da Informações – Na estruturação desta etapa, foi feita uma tentativa preliminar para ver se existiam categorias em comum, que fossem representativas dos conteúdos que apareceram nas frases, tais como: expectativas do seminário, mudança nas posições, atitududes emocionais, etc. As frases foram classificadas de acordo com estas categorias, e no final deste processo 36 expressões que representavam de forma mais global os tópicos que emergiram destas frases foram escolhidos.
3. Compilação e Distribuição da Avaliação Experimental do Questionário:
Depois de escolhidas as expressões, teve inicio um processo de reformulá-las para as tornar apropriadas a itens do questionário experimental. Como resultado deste estágio, o questionário de avaliação experimental, contendo 31 itens (“perguntas fechadas”), foi obtido. Este questionário foi distribuído para 291 jovens, que tomaram parte em seminários durante o período de construção do questionário.
4. O Que Foi Encontrado Durante o Processamento do Questionário Experimental:
Na avaliação do questionário experimental, foi solicitado aos participantes do seminário que relacionassem os 31 itens do questionário numa escala de 1 (não concorda de forma alguma) até 5 (concorda bastante). Para cada item no questionário a média, o desvio padrão e o número de respostas (N) foram calculados. Além disso, as médias dos ítens foram ordenadas da média mais alta para a mais baixa.
Seguem os 3 itens com maior média entre todos:
“Eu escutei as opiniõs dos participantes do outro grupo, mesmo quando não concordava totalmente com elas” .
“O encontro me permitiu escutar e compreender o ponto de vista do outro lado”.
“O encontro me permitiu expressar minhas posições”
Entre 35 itens, foram obtidos 32 itens com média acima de 3. Este resultado atesta o fato de existir um entendimento entre os participantes em relação a maioria dos itens.
* Nos ítens de sentimentos negativos, a média foi abaixo de 3 , mostrando que os participantes não saíram com sentimentos negativos.
No Item 31, todas as 6 partes se relacionam com a pergunta: “Qual foi o nível com que você gostou de cada parte do encontro?”
relação pessoal – média 3.85.
diálogo sobre o conflito – média 3.80.
identidade pessoal e coletiva – media 3.52.
As partes menos apreciadas foram :
a atitude do Estado para com a minoria árabe – média 3.10.
estereótipo e preconceitos – média 3.17.
5. Análise do Questionário Experimental de Avaliação::
Foi conduzida uma análise Alpha Kronbach para testar a credibilidade do questionário. Como resultado desta análise, um número de itens foi removido. Depois de sua remoção, o índice de credibilidade do questionário se elevou.
Além disso, foi feita uma análise de elementos, com a intenção de se observar se havia um denominador comum entre os itens do questionário. Esta análise foi conduzida entre o grupo completo e entre cada sub-grupo, judeu e árabe, em separado, mas o propósito ao construir o questionário foi o de encontrar um denominador geral comum. Porisso, a relevância final foi sobre o grupo completo.
6. Questionário Operativo de Conhecimento:
Sob a luz do processo acima, é recomendado colocar em operação nos seminários Face a Face, para jovens, o questionário de conhecimento com 25 itens, dividido, como relatado, em 5 possibilidades.
O questionário será distribuído na etapa conclusiva do seminário, e seus resultados serão utilizados no processo de aprendizado pelos seus promotores e gerenciadores.
[ Para informações adicionais, por favor entre em contato com Mohammad Darawshe, Diretor de Relações Públicas – Givat Haviva dovergh@inter.net.il ]