Réplicas do Marco da Paz, instalado no Pátio do Colégio, em São Paulo, serão levados para uma conferência que será realizada na cidade de Nazaré.
A cidade de Nazaré, em Israel, sediará a partir do próximo domingo a Conferência Internacional ‘Construindo uma Cultura de Paz’, uma iniciativa da Unesco e patrocinada pelo Centro de Paz Árabe-Judaico de Givat Haviva. Na abertura do encontro, os dois prefeitos de Nazaré (em 1956, o governo de Israel criou o município judeu de Alta Nazaré) estarão presentes. Cada um receberá uma réplica do Marco da Paz da Associação Comercial de São Paulo, ACSP.
O Givat Haviva também será homenageado. É a primeira vez que uma réplica do marco, que está instalado no Pátio do Colégio, no Centro de São Paulo, sai do País. Não poderia ter escolhido semana melhor para isto.
Na noite de sábado, o premiê israelense, Ariel Sharon, e o premiê palestino, Abu Mazen, participaram do primeiro encontro de alto nível entre autoridades israelenses e palestinas nos últimos dois anos. Porém, os cinco atentados suicidas que aconteceram desde a reunião, além de recrudescer a violência na região, resultaram no cancelamento da viagem que o Sharon faria hoje à Washington para discutir o novo plano de paz.
Para Moisés Storch, coordenador dos Amigos Brasileiros do Paz Agora, a paz entre israelenses e palestinos não é algo impossível. “Begin (Menachem Begin, ex-primeiro-ministro israelense) e Sadat (Anuar Sadat, ex-presidente do Egito) assinaram um acordo de paz (em 1978) que prevalece até hoje”, lembra Storch, que levará as réplicas à Nazaré. Além das réplicas que vai entregar em nome da ACSP, Storch levará outra para a Coalizão Israelense-Palestina pela Paz.
“A Associação propõe a construção de um Marco da Paz em Israel”, diz entusiasmado Gaetano Brancati Luigi, assessor especial da presidência da ACSP e criador do monumento instalado na praça do Pátio do Colégio no final de 2001 e que simboliza a união de todos os continentes.
O movimento Amigos Brasileiros do Paz Agora reúne cerca de dois mil inscritos que participam de eventos e debates. Para detalhes de como participar, acesse o site www.pazagora.org.
[ por Kety Shapazian, publicado em 20|05|2003 no Diário do Comércio – S.Paulo – www.acsp.com.br/]
A peça, de alto valor simbólico, é uma miniatura do Marco da Paz, idealizado pelo Sr. Gaetano B. Luigi, que passou sua infância na Itália devastada pela 2ª Guerra Mundial. O monumento original foi construído com o apoio da ACSP – Associação Comercial de São Paulo no Pátio do Colégio, local da fundação da cidade de São Paulo há 449 anos, e a sua répoica é uma homenagem da ACSP ao Centro Árabe-Judeu de Givat Haviva, que está organizando o próximo Encontro Internacional da REDEPAZ, que se inicia no próximo dia 25 em Nazaré, Israel.
O Centro Árabe-Judeu de Givat Haviva (www.dialogate.org.il) vem promovendo a cooperação entre as comunidades judia e árabe de Israel, e foi agraciada com o Prêmio Educação para Paz da UNESCO em 2001.
O Givat Haviva passou a Integrar ativamente a REDEPAZ (www.redepaz.org), a convite dos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA. a partir do Encontro Internacional realizado em outubro de 2002 em São Paulo, tendo comparecido também ao último Encontro, realizado em fevereiro passado, em Bangkok, Tailândia
A Associação Comercial de São Paulo hoje tem em sua presidência o Sr. Guilherme Afif Domingos, nascido de família de origem árabe, assim como teve em sua direção, no decorrer de sua longa existência, vários dirigentes oriundos das comunidades árabe e judia de São Paulo.
O presente da ACSP que levamos expressa a nossa convicção, como brasileiros, de que judeus e árabes podem e devem viver em paz, o que o Centro Árabe-Judeu de Givat Haviva também vem confirmando há cerca de cinco décadas, através de um trabalho perseverante e contínuo, que tem resistido e frutificado, apesar das guerras e conflitos que tem ceifado vidas na região.
A pedido do Sr. Gaetano B. Luigi, levaremos também réplicas do Marco da Paz que serão oferecidas ao prefeito árabe de Nazaré e ao prefeito judeu de Nazaré Elit, expressando a intenção da ACSP de doar a ambas as cidades, vizinhas, um monumento idêntico ao erigido no Páteo do Colégio de S.Paulo, que uniria ambas as cidades com um novo Marco da Paz.
PAZ, VAMOS BUSCÁ-LA, AGORA !
[ por Moisés Storch, coordenador dos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA ]
SHARON TEM RAZÃO
CHEGA DE OCUPAÇÃO !