CARTA ABERTA AO POVO AMERICANO
No estupor das catástrofes de Nova York, Washington e Pensilvânia queremos, como apoiadores de uma solução pacífica e justa para o conflito israelense-palestino, expressar nossos sentimentos de profundo choque e pesar face a esta tragédia humana, e nos fazemos solidários aos irmãos norte-americanos nestes tempos terríveis.
Não existem termos adequados para expressarmos a extensão de nossa condenação a estes ataques intradutíveis. Os acontecimentos deste 11 de setembro não foram apenas um ataque aos americanos, mas a cada um que repudia o uso do terror e da violência, seja qual for seu motivo.
Violência apenas gera mais violência. A Paz jamais será alcançada por atrocidades, seja nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do mundo.
Queremos alertar todos os norte-americanos contra o impulso do ódio. Pessoas inocentes demais já foram sacrificadas. Não imitemos os algozes, não perpetremos violência contra civis que vivam pacificamente em nosso meio.
Mais do que nunca, apelamos fortemente a todas as partes em conflito no Oriente Médio a depor suas armas e resolver suas diferenças pacificamente, de acordo com as leis internacionais.
Mais derramamento de sangue, da forma como temos visto nos Territórios Ocupados e em Israel, apenas nos empurrarão a todos para mais perto do abismo do desastre total.
Viremos, decididamente, uma nova página da História, para uma era de diálogo e entendimento mútuo.
13/09/2001
AMIGOS BRASILEIROS DO PAZ AGORA