Sua Excelência, Presidente Yasser Arafat Caro Presidente Arafat, A escalada da violência israelense é uma expressão significativa do medo do passado, e uma fuga do real conflito. A reação palestina na forma de um ódio crescente e balas vingativas também tem crescido. A situação se deteriora em todo front, diariamente, na Palestina, Israel e na região. Estamos todos ameaçados de um inferno. A sociedade palestina está sob perigo de se deseintegrar pelo radicalismo. Nesses tempos críticos, a necessidade de um líder emerge. Crises perigosas são oportunidades decisivas e grandes. Israel escolheu seu líder e salvador. Esta escolha foi paralela a missões suicidas, causadas pela depressão, desesperança e extremismo. Não podemos e não devemos usar o suicídio. Ao contrário, precisamos saber como alcançar a vitória, não apenas como morrer. As alternativas abertas para nós são:
Nestas duas opções, os cálculos de lucros e perdas não nos favorecem. Mas existe uma outra escolha que poderia pesar a nosso favor. A opção da paz e liberdade parida desta crise é oportunidade por um líder e salvador. Que seja a escolha do povo palestino. Vamos ensinar ao mundo uma lição de desejo por paz. Vamos ensinar a Israel como a fraqueza pode ser transformada em força. Vamos dar ao nosso povo a esperança de alcançar a liberdade. A crise/oportunidade requer um líder palestino que seja um salvador armado com um plano de paz, bravo e cuidadoso, dirigido ao povo israelense, não ao seu governo. Esta mensagem de paz deve erguer nosso direito de libertar as pessoas do medo e da destruição. É uma séria mensagem que irá reviver o orgulho do povo pela sua nacionalidade palestina. Deverá rejuvenescer a esperança dentro do povo israelense. É uma clara mensagem ao mundo de que nós estamos procurando liberdade e paz. Esta é uma mensagem que rejeita a violência e o sangue. É uma mensagem de oração pelos mártires e vítimas dos dois lados. Uma mensagem que colocará o mundo frente à sua responsabilidade. É uma mensagem que irá testar o governo israelense diante do seu próprio povo e do mundo. Esta mensagem deve ser apresentada antes que o tempo passar, antes que o mundo nos veja como agressores ao invés de libertadores, e antes que o mundo nos force a parar nossa resistência. Esta iniciativa deve ser acompanhada por :
Nem Sharon, nem ninguém outro será capaz de manobrar em torno desta iniciativa, com todos o mundo esperando por ela. Se ele tentar fazê-lo, não conseguirá, e a iniciativa prevalecerá. Comunicação ampla pela mídia e campanhas diplomáticas devem acompanhar a iniciativa. E antes delas, deve haver uma campanha interna para restabelecer a ordem e melhorar o funcionamento da Autoridade Nacional Palestina. Caro Presidente Arafat, A crise/oportunidade nos está desafiando. Neste momento histórico, poderás fazer a História. O povo que o segue, e que acredita em seus direitos, aguarda sua iniciativa e espera por um dia de liberdade sob sua liderança. Em sua volta existe um povo ansioso por um milagre. E do lado de fora do arame farpado, amigos acreditam na nossa justa causa. O momento e a oportunidade estão sobre nós. Precisamos fazer a vitória, conseguir nossa liberdade e estabelecer a paz. Seu, sinceramente Eyad El-Sarraj |
O Dr. Eyad El-Sarraj é psiquiatra e diretor do Programa Comunitário de Saúde Mental de Gaza – GCMHP – Gaza Community Mental Health Programme – http://www.gcmhp.net , que publicou este artigo, traduzido pelo PAZ AGORA|BR.