A CARTA DOS OFICIAIS
” Ao Primeiro-Ministro Menachem Begin
Caro Senhor,
Cidadãos que servem como soldados, e também oficiais das forças de reserva, estamos enviando-lhe esta carta.
As palavras que seguem não foram escritas com o coração leve. Entretanto, neste momento em que novos horizontes de paz e cooperação estão, pela primeira vez, sendo propostos para o Estado de Israel, sentimo-nos obrigados a instá-lo a evitar a tomada de quaisquer medidas que possam causar problemas intermináveis ao nosso povo e ao nosso país.
Escrevemos isto com profunda preocupação.
Seria difícil para nós aceitar um governo que preferisse a existência do Estado de Israel com as fronteiras do “Grande Israel” à sua existência em paz e boa vizinhança.
Um governo que prefira a existência de assentamentos além da Linha Verde à eliminação deste histórico conflito e à criação de relações normais em nossa região, evocaria questões sobre a justiça do rumo que estamos tomando.
Uma política de governo que acarrete a continuidade do domínio sobre milhões de árabes feriria o caráter judeu-democrático do Estado. E tornaria difícil nos identificarmos com os rumos do Estado de Israel.
Estamos cientes das necessidades de segurança do Estado de Israel, e das dificuldades que o caminho da paz deverá enfrentar.
Mas, sabemos que uma verdadeira segurança somente será alcançada com a chegada da paz.
A força do Exército da Defesa de Israel está na identificação de seus cidadãos-soldados com os rumos do seu país.
Nós o chamamos a optar pelo caminho da paz, fortalecendo assim a nossa confiança na justiça do nosso caminho.”
Israel, março de 1978
348 assinaturas
Traduzido pelo PAZ AGORA|BR– www.pazagora.org