Numa noite memorável para São Paulo, o TUCA – Teatro da Universidade Católica – abriu ontem suas portas para um marco no avanço das iniciativas de paz no Oriente Médio.
Em palestra sob o tema ‘Dois Estados para Dois Povos’, Yael Dayan, ativista do Movimento PAZ AGORA e uma das principais
- Yael Dayan ao lado do embaixador palestino no Brasil, Mussa Odeh, em palestra na PUC-SP promovida pelo PAZ AGORA|BR – 2004
negociadoras do Acordo de Genebra, teve ao lado o Sr. Musa Odeh – representante da Autoridade Nacional Palestina no Brasil – e reafirmou sua convicção de que o único caminho viável para a paz é a coexistência do Estado judeu com um Estado palestino contíguo e viável.
Disse também que negociações oficiais neste sentido precisam ser realizadas com urgência, independentemente do fim da ocupação e do fim do terrorismo, que devem ser buscados pelos campos da paz dos dois lados, sem concessões.
O evento, que contou com dinâmica participação do público, foi documentado pela TV-PUC. Agradecemos o honroso acolhimento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, representada pela Profa. Renée Zicman, assessora da reitoria, e pelo Prof. Edison Nunes, diretor dos cursos de Ciências Humanas da Universidade, que moderou com serenidade o diálogo.
Entre as várias personalidades presentes, destacamos Alberto Kleiman (Secretaria de Relações Internacionais da PMSP/PT), Alberto Libermann (Diretor de Direitos Humanos da Bnai Brith), Dina Lida Kinoshita (Secretaria de Relações Internacionais do PPS), Eva Blay (ex-senadora pelo PSDB), Frances Rose Feder (REDEPAZ – Rede Global de Educação para Paz), Gaetano Luigi (Associação Comercial de S.Paulo, representando o presidente Guilherme Afif Domingos), Geraldo Tardelli (Comissão de Justiça e Paz), Guilherme de Almeida (Núcleo de Estudos da Violência-USP), Kurt Lenhard (patrono dos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA, militando conosco há mais de 20 anos), Marina Sendacz (Instituto Cultural Israelita-Brasileiro), Vera Novaes (Portas Abertas) entre muitas outras personalidades e formadores de opinião.
Lançamento da campanha de adesão ao ‘Coletivo 2 Povos 2 Estados’
O PAZ AGORA|BR lançou um apelo de solidariedade aos pacifistas palestinos e israelenses, que já conta com o apoio de instituições como a Associação Palas Athena e a REDEPAZ, e que promoverá a adesão de brasileiros ao ‘COLETIVO DOIS POVOS-DOIS ESTADOS‘, como parte de esforço internacional já apoiado por mais de 80 instituições e 5.000 pessoas no mundo todo.
O texto do documento foi distribuído aos presentes e encontra-se no site para conhecimento e adesão.
[ Moisés Storch é coordenador dos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA]